Aprovado calendário de lutas para a Campanha Salarial 2013-2014

Unificar a categoria em torno do calendário, contra os divisionistas, em defesa das reivindicações dos trabalhadores

O Conselho de Representantes da Fentect (Federação Nacional dos Trabalhadores dos Correios) realizado entre os dias 17 e 20 de julho aprovou um calendário de lutas para o perído da Campanha Salarial da categoria ecetista.

O calendário de luta é uma previsão para organizar a atuação dos sindicatos e dos trabalhadores durante a data-base. Leva em consideração os debates com as bases sindicais, a necessidade de mobilização, e o desenrolar das negociações com a direção da empresa em Brasília. E neste ano prevê atividades comuns com outras categorias que também estarão em campanha salarial, como petroleiros e bancários.

A data-base da categoria começa em 1 de agosto. A partir de então deve-se constituir a mesa de negociação, e a discussão sobre a Pauta aprovada no Conrep e que será apresentada pela Fentect.

Os sindicatos e delegados presentes aprovaram o calendário de comum acordo. Apenas um sindicato dirigido pela Conlutas apresentou divergência, mas após aprovação se comprometeu a cumprir o que foi aprovado.

A divergência da Conlutas foi no sentido de concluir a data-base em agosto. Essa é uma reivindicação antiga da empresa. Originalmente a data-base da categoria é em dezembro. A mudança para agosto aconteceu num golpe de sindicalistas pelegos que trocaram a data-base em dezembro por um cargo na direção da ECT. Como é o caso do ex-diretor do Sintcom-PR que assinou o acordo de mudança da data-base e ganhou um cargo na direção da empresa ganhando milhares de reais na DR-São Paulo Interior. Isto porque, dezembro é o período de maior serviço e encomendas por causa das festas do fim de ano. O que aumenta o poder dos trabalhadores, pois seriam gigantescos os prejuízos de uma greve nessa época do ano.

Por isso também a empresa faz propaganda de que as negociações devem ser rápidas e acabar logo em agosto. Porque assim ela joga logo o dissídio para o Tribunal Superior do Trabalho e lá fica garantido o mínimo de reajuste salarial, como tem acontecido nos últimos anos.

Além disso, apressar a greve é ruim porque as negociações são um momento para preparar e conscientizar os trabalhadores. A própria postura da empresa na mesa é uma condição importante para fortalecer o desejo de luta da categoria. Sem contar que tudo o que acontece em Brasília é preciso ser repassado para as bases, com informações que reforcem a posição dos trabalhadores contra a propaganda da empresa, que usa o Primeira Hora e os meios de comunicação em geral para dividir a categoria.

É justamente na divisão que a empresa está apostando. Como no ano passado, quando conseguiu que sindicalistas dividissem a data da greve, criando uma confusão no meio da categoria. A divisão é o instrumento da empresa. Assim como a antecipação da greve sem a devida mobilização da categoria.

Neste ano é preciso fazer uma campanha unificada em torno do calendário aprovado. Garantir a unidade com outras categorias e impedir a tentativa da empresa de acabar com o Correios Saúde e outros ataques aos direitos dos eetistas.

Confira o calendário aprovado:
22 e 23/07 – Sistematização da Pauta

24 e 25/07 – Envio da pauta para as bases

25 e 26/07 – Assembleias para referendo da pauta e do comando de mobilização

29/07 – Instalação do comando de negociação

30/07 – Entrega da Pauta de Reivindicações para a ECT em BSB

5 a 9/08 – Agitação nas bases com reuniões para unificação das campanhas salariais de diferentes categorias

12 a 16/08 – Assembleias de mobilização e tiragem de delegados para a plenária Nacional no dia 31 em Brasília.

21/08 – Ato Nacional CTP-Jaguaré em São Paulo

22/08 – Ato Nacional CTP Cidade Nova – Rio de Janeiro

24 a 30/08 – Agitação na base

30/08 – Ato Nacional em Brasília

30 e 31/08 – Plenária Nacional em Brasília

04 e 05/09 – Assembleia de deflagração do Estado de Greve

12 e 13/09 – Atos com outras categorias

17/09 – Assembleia para deflagração da greve

Tags:, ,

Deixe um comentário